Dentro da rede de espaços expositivos - "Modos de Colaborar"- no SESC Pompeia, acontece uma série de exposições durante toda a X Bienal de Arquitetura . A rede de espaços expositivos é composta pelos seguintes pontos: Centro Cultural São Paulo, Sesc Pompeia, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Museu da Casa Brasileira, Centro Universitário Maria Antonia – USP (Ceuma), Praça Victor Civita, Associação Parque Minhocão e Projeto Encontros – Metrô Paraíso.Diariamente publicaremos tudo que está acontecendo em cada espaço da cidade.Confira:
Sobre "Modos de Colaborar"
Como síntese dos modos de fazer e usar, essas práticas colaborativas apontam para novos modos de agir – nos planos individual e coletivo – e propõem iniciativas concretas e tangíveis. Mostrando desafios de articulações novas entre o pessoal e o institucional, leis, usos e forças que regem nossas cidades. Lina Bo Bardi, arquiteta responsável pelo projeto do Sesc Pompeia, insistia na importância de inventarmos o presente. Seja em São Paulo, Belo Horizonte, Mumbai, Gurgaon, Quito, Moscou, Lagos, Buenos Aires, seja em Nova York, as iniciativas aqui reunidas inventam presentes com distintas ferramentas e estratégias, incluindo trabalhos em rede, tecnologias, pedagogia, financiamento coletivo, ativismo urbano, representações poéticas, publicações, edifícios, hortas comunitárias, design de serviços públicos, inserções urbanas e ações políticas.
Modos de Colaborar - Rede de Espaços Expositivos - SESC Pompeia
“Que Presente Inventar Agora?” Destaque no Sesc Pompéia, a exposição é composta de uma rede internacional de coletivos de arquitetos, urbanistas e artistas, estúdios de arquitetura e design, escolas e universidades que adotam posturas colaborativas, visando a transformar e melhorar sua cidade. Inclui residências-colaborações em parceria com o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e o Teat(r)o Oficina, conversas, palestras e oficinas, que acontecem entre setembro e novembro, com o resultado compartilhado no local.
Onde fica: Rua Clélia, 93 – Pompeia (Estação Água Branca da CPTM). Acesso gratuito. Horários de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 20h; domingos e feriados, das 9h às 20h. Período X Bienal de Arquitetura: 15 de outubro a 1º de dezembro.